domingo, 21 de fevereiro de 2010

Expectativa

ex.pec.ta.ti.va
sf (lat exspectare+ivo) 1 Situação de quem espera uma probabilidade ou uma realização em tempo anunciado ou conhecido. 2 Esperança, baseada em supostos direitos, probabilidades ou promessas. 3 Estado de quem espera um bem que se deseja e cuja realização se julga provável. 4Probabilidade. E. de direito: possibilidade de alguém obter vantagens ainda não definidas. E. de vida: número de anos, baseado na probabilidade estatística, que qualquer pessoa, de idade ou classe dadas, pode esperar de viver. Var: expetativa, expectação.

Essa palavra é a mais complicada e perversa do dicionário. Ela cria ilusões, frustrações, mágoas e desapontamentos.

O pai, que cria expectativas em cima do filho, para que ele cumpra os seus próprios sonhos frustrados, causa traumas, complexos, e uma eterna sensação de incapacidade naqueles que não conseguem seguir o script pré-determinado.

Aquele menino que você conheceu e sonha em ficar não passa do primeiro beijo porque você sonhou tanto, criou tanta expectativa que quando você vê que ele é uma pessoa assim como todas as outras, que tem defeitos, qualidades, manias e fraquezas, você se frustra... ou cobra tanto que ele não agüenta a pressão e a responsabilidade de atuar como seu namorado perfeito.

A balada que você ta esperando a seis meses, que vai ter o DJ mais foda, o Open Bar mais completo, as pessoas mais bonitas, no lugar mais badalado vira mais uma noite sem graça... Porque você já esperava tanto que aquela seria a melhor noite da sua vida que não conseguiu enxergar sem as lentes da expectativa o tanto que ela era boa de fato.

Isso tudo não passa de mais uma forma de tentar controlar o futuro, controlar as pessoas que estão ao seu redor, mas nessa brincadeira você se esquece que tudo isso é imprevisível e que as pessoas são um universo tão vasto como você. Elas têm seus próprios sonhos, vontades, valores e, principalmente, defeitos.

Expectativa = Frustração.

Um comentário:

  1. Concordo, mas como abrir mão da sensação gostosa e acalentadora que a expectativa cria antes da esperada frustração?

    ResponderExcluir